NOTÍCIAS SINPACEL

SEMA mostra os caminhos para aderir a Logística Reversa



Publicado em 29/08/2017
Fonte: Revista Sinpacel 10

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA pretende tratar a Logística Reversa no Paraná em três níveis. O primeiro será o da construção, que pretende discutir, convocar, debater as principais atividades e ações, com o intuito de construir planos que venham ao encontro das empresas e da sociedade. O segundo e verificar como a SEMA poderá contribuir para a eficácia desses planos. E por final aplicar a lei no que diz respeito à fiscalização.

“Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA, Vinício Bruni, essa questão ainda é nova para o empresariado.” É preciso conhecer as dificuldades, custos que os planos apresentarão. Por isso acho importante a adesão ao Plano setorial do Sinpacel, tudo pode ficar mais fácil, principalmente com a participação de todos os envolvidos nessa questão do setor”, diz o coordenador.

Bruni salienta que o Plano de Logística Reversa do Sinpacel é bem trabalhado e com ações efetivas para a cadeia produtiva do papel e celulose. Ele fala que como instrumentos fundamentais à concretização dos sistemas de logística reversa, não se pode deixar de mencionar a importância do acordo setorial aos participantes desse processo, uma vez que esse acordo firmado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Sinpacel, se apresenta como uma excelente ferramenta que pode ser utilizada em favor das indústrias associadas. O papel é um produto que permeia diversos setores produtivos e a iniciativa do setor papeleiro irá fortalecer as empresas.

Segundo Bruni, o empresariado paranaense tem certo conhecimento, domínio da matéria, sobre a Logística Reversa, mas o que traz um pouco de preocupação são os custos e por isso, ele acredita que a indústria que esta ligada ao Plano Setorial do Sinpacel, esta dando um passo a frente, pois, esta sendo pioneiro e estudando a melhor forma de fazer.

“O empresariado paranaense deve aproveitar essa oportunidade nessa discussão, ele deve vir junto conosco construir essa solução, porque em breve será obrigado e ai quando mudar essa chave da construção para obrigação, as dificuldades irão aumentar e a SEMA vai perder um pouco essa possibilidade de contribuição”, encerra o coordenador.

O Paraná está tendo um avanço muito bom em relação a outros estados no que diz respeito à Logística Reversa. A SEMA hoje tem mais de dez Termos de Compromissos assinados com cadeias produtivas diferentes, como óleo lubrificante, pneus, medicamentos, papel e celulose entre outros. Agora serão iniciados também alguns projetos que ainda não existem, como o de pilhas e baterias e sacos de semente.


Confira esta e outras matérias na Revista Sinpacel 10.
Clique AQUI e baixe esta edição. Aproveite, é grátis!


Foto: Vinício Bruni – Coordenador de Resíduos Sólidos da Sema.

voltar
Facebook Sinpacel Instagram Sinpacel Youtube Sinpacel Youtube Sinpacel