NOTÍCIAS SINPACEL

Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP evidenciou um cenário promissor para o futuro do setor



Publicado em 09/11/2017

Considerado um dos principais eventos técnicos do setor, a ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel promoveu no mês de outubro de 2017, a 50ª edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel, com a participação de grandes executivos e pesquisadores dessa indústria. Tornando o evento ainda mais especial, a associação também comemorou os 50 anos de sua fundação.

A Sessão de Abertura do Congresso, introduziu o tema do evento deste ano: A Indústria do Futuro: Novos Caminhos, Novos Processos e Inovações Tecnológicas por Celso Foelkel, presidente desta edição do tradicional Congresso ABTCP, que compôs a mesa ao lado de Darcio Berni, diretor executivo da associação, os correalizadores do evento: Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá); e Germano Vieira, presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF); além de Fernando Von Zuben, secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo; e Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em seu pronunciamento, Paulo Rabello de Castro parabenizou o setor por seus resultados, sua força econômica e consciência socioambiental. Disse também que é necessário ter audácia para desbravar o futuro e avançar. Ele pontuou que "a audácia que nos sobra para enlamear o Brasil nos falta para construí-lo" ao comentar sobre a corrupção que perpassa a sociedade, mas também afirmou, por outro lado, que a instituição é um exemplo do tipo de audácia correta, declarando que "A ABTCP é uma congregação de pessoas audaciosas para construir o futuro". Rabello disse ainda que "é tempo de renovar o BNDES, os setores industriais e o Brasil". Já Fernando Von Zuben congratulou o setor por já ser tão sustentável, afirmando que "se todos os setores fossem assim avançados o Brasil seria muito mais sustentável".

Na oportunidade, a ABTCP também fez as tradicionais homenagens aos seus associados honorários e ao melhor trabalho de estudante do Congresso Internacional.

José Eduardo Nardi, diretor da Iguaçu Celulose e Papel,foi um dos agraciados como Associado Honorário na categoria Empresário Regional Sul. Na oportunidade o empresário ressaltou que Ficou lisonjeado com a homenagem, tanto pela deferência e reconhecimento da ABTCP como pelos sindicatos da Região Sul. “ Tenho profundo respeito e admiração pela ABTCP, além de ter sido marcante no meu desenvolvimento profissional. Logo que entrei no segmento papeleiro participei de vários cursos. Quando soube que a Associação em parceria com a USP faria seu primeiro curso de Especialização em Papel e Celulose não hesitei e logo me inscrevi. Profissionalmente foi um divisor de águas em minha carreira.
Mais tarde fiz parte do Conselho Executivo e além da minha contribuição também foi importante para conhecer mais a fundo a estrutura e organização da Instituição , além de interagir com dirigentes de outras empresas”, encerra Nardi.

Na ocasião, também foi conferida menção à estudante que apresentou o Melhor Trabalho de Estudante do Congresso para Elisa Pizzaia Goltz, da Universidade Federal do Paraná, sobre a determinação instantânea da umidade e densidade aparente de cavacos em fábrica de celulose.

O tradicional Jantar de Confraternização da ABTCP foi um momento para celebrar o orgulho e a satisfação de manter ativa uma associação técnica respeitada mundialmente. Preparado para receber 300 convidados, o jantar foi marcado por uma emocionante retrospectiva da história da Associação que também homenageou todas as empresas e profissionais fundadores da ABTCP.

voltar
Facebook Sinpacel Instagram Sinpacel Youtube Sinpacel Youtube Sinpacel