NOTÍCIAS SINPACEL

Campanha de Logística Reversa de Medicamentos é lançada no Paraná



Publicado em 17/08/2018
Fonte: Marketing Sinpacel

Foi lançada no último dia 15 de agosto, pelo Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde – SESA e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA, a Campanha de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso.

A Campanha tem por objetivo, intensificar a coleta e atingir o maior número de localidades nas 22 Regionais de Saúde do Paraná e constitui um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados para coleta e destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos.

A Campanha que terá a duração de dois meses, está sendo apoiada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Consórcio Paraná Saúde, Grupo Técnico de Medicamentos do Paraná – GTM-PR, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba – SMS, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba – SMMA, Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo – SINDUSFARMA, Sindicato dos Farmacêuticos SINDIFAR, Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose, embalagens e Artefatos de papel do Paraná – SINPACEL, Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná – SINQFAR, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Paraná – SINDIFARMA e Universidade Federal do Paraná – UFPR.


O Sinpacel, por meio do Plano Setorial de Logística Reversa, em parceria com a empresa Embrart Embalagens Inteligentes, fez a doação de 300 caixas receptoras de medicamentos para a Secretaria de Estado de Saúde – SESA. O projeto de desenvolvimento das caixas foi realizado junto à equipe técnica do Programa Descarte Inteligente, liderado pelo Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná – Sinqfar, e empresas representadas: As Ervas Curam, Herbarium, Nunesfarma, Promefarma e Prati Donaduzzi.

Este grupo de empresas realiza a logística reversa de medicamentos no Paraná de forma pioneira desde 2016, e, através da parceria entre Sinqfar, Sinpacel e Embrart, a caixa coletora deste Programa pôde ser aperfeiçoada, após um extenso estudo, permitindo a separação do resíduo reciclável e o resíduo de medicamento, e em conformidade com as Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Segundo a coordenadora do Plano Setorial de Logística Reversa, Angela Finck, a união entre o setor de papel e celulose e o setor farmacêutico gerou ganhos a todos os participantes, ao reduzir os custos com a destinação de medicamentos, ao aumentar disponibilidade de materiais passíveis de reciclagem, e ao oferecer uma solução economicamente viável ao setor farmacêutico, em sua correta gestão de resíduos de medicamentos.

O sucesso do desenvolvimento desta caixa pôde agora ser replicado na Campanha de Logística Reversa de Medicamentos da SESA, através da parceria entre Sinpacel e Embrart.

Para o presidente do Sindicato, Rui Gerson Brandt, efetivar essa parceria entre o Sinpacel e o Governo do Estado, criou um laço de cooperação mútua, que irá trazer benefícios para toda a população e o meio ambiente.

Na oportunidade o Sinpacel e a empresa Embrart, receberam das mãos do Secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi, um certificado de agradecimento e pela importante contribuição para a realização da Campanha no Estado do Paraná.











voltar
Facebook Sinpacel Instagram Sinpacel Youtube Sinpacel Youtube Sinpacel