Acabamos de voltar de viagens de atualização. Visitamos as feiras internacionais Pack Expo International, Eme Chicago, nos Estados Unidos e a SIAL Paris, na França. A primeira é referência para o setor de embalagens no continente americano e a SIAL é a maior plataforma para a indústria de alimentação, que representa quase 80% da indústria de embalagens no mundo. As cinco megatendências de consumo seguem em evidência: conveniência, estilo, segurança, saúde e ética. Tendências como sofisticação, newstalgia, preocupações com os animais, crescimento dos orgânicos e veganos, novos alimentos, exploração de aspectos culturais, entre outras, surgem como grandes oportunidades de negócios para a indústria de embalagens papelcartão. O diferencial das embalagens de papelcartão é a possibilidade de conferir posicionamento premium aos produtos. As técnicas de sofisticação como o desenvolvimento de facas especiais e a aplicação de recursos de acabamentos gráficos permitem que estas embalagens revelem aos consumidores as propriedades únicas do produto que embalam. Um bom exemplo disso é a embalagem de salada vegana da Fresh line da Ucrânia: singela, ela se conecta aos jovens preocupados com saúde e segurança (tem lacre) e, ao mesmo tempo, é fácil de abrir, pois possui um lacre intuitivo. O design gráfico leve, com ilustrações suaves, num fundo branco, comunica com simplicidade o frescor e a pureza do produto. O papelcartão certificado confirma a preocupação ambiental da marca e reforça o compromisso de sustentabilidade de forma ampla e inconfundível. A delicada árvore de Natal, MI-cho-co, com chocolates, torna o produto um mimo para presentear qualquer pessoa com o encanto do brilho natalino. A embalagem temática ganhou o formato especial através de uma faca de corte simples e aplicação de hotstamping. Considerando o movimento mundial na questão ambiental, toda a cadeia de papel tem novamente a chance de se tornar uma importante alternativa. A empresa italiana, SEDA, lançou um copo de papel feito de grama, apostando no ciclo menor de produção de celulose. No Brasil, a Klabin já anunciou, que a partir de janeiro de 2019, apresentará ao mercado a sua linha de copos de papel e a Suzano lançou seu produto mais inovador, o Blue Cup Bio, durante o Fórum de Sustentabilidade, realizado pelo Instituto de Embalagens, na FIESP, no dia 9 de novembro. As empresas que entenderem as megatendências e souberem se posicionar tem pela frente sucesso garantido. Embalagem melhor. Mundo melhor.