NOTÍCIAS SINPACEL

Plano Setorial de Logística Reversa Sinpacel - uma construção coletiva



Publicado em 21/11/2019
Fonte: Revista Sinpacel #17

O Sinpacel acompanha a política nacional de resíduos sólidos desde que ela foi promulgada, participando dos movimentos iniciais com a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que organizou os setores para a criação de planos de Logística Reversa. Vem caminhando sempre de acordo com as diretrizes que o órgão ambiental do estado determina aos setores produtivos, buscando atuar em consonância com suas expectativas e demandas.

Com a vinda de uma nova equipe no governo do Estado e no governo Federal, é grande a expectativa por mudanças e principalmente, por avanços na gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. O Plano liderado pelo Sinpacel é uma construção do setor em busca da melhoria de sua cadeia de reciclagem, do aumento de seus índices de recuperação de aparas de papel e papelão, reunindo experiências das indústrias do setor, que bem conhecem as dificuldades e desafios que buscamos enfrentar e sanar ao longo de seu desenvolvimento. Para tanto, atua o comitê gestor, composto por representantes das indústrias que aderiram ao Plano, com reuniões periódicas, para reporte de ações e resultados, proposições, ideias e percepções de cada um dos participantes, engajados com a problemática dos RSU, resultando em uma gestão dinâmica e coletiva.

O plano setorial é composto por um portfólio de projetos próprios, que são relacionados diretamente a educação ambiental do consumidor final, e para isso, trabalhamos no viés da conscientização das pessoas, seja em relação aos hábitos de consumo, como uma atitude mais positiva frente ao meio ambiente, levando a percepção de que ações individuais possuem impactos globais, demonstrando a importância da mudança de comportamento para a transformação da realidade de sua localidade.

O setor de papel e celulose tem um expressivo índice de reciclagem, pois ela faz parte de sua própria atividade econômica. Portanto, há clareza dentre o grupo de empresas que compõe o Plano de que as ações desenvolvidas no campo da Logística Reversa possuem potencial de melhorar este mercado, um benefício que retorna diretamente ao próprio setor. Os benefícios vão desde o aumento da disponibilidade e qualidade das aparas recicladas, quanto para a melhoria do meio ambiente, para a sociedade, para a própria economia das empresas e para o cenário econômico do papel no estado.

O Sinpacel tem como principal parceiro o ILOG – Instituto de Logística Reversa, uma entidade gestora que trabalha diretamente com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, oferecendo infraestrutura, equipamentos de materiais, melhorando as condições de trabalho, sua produção e a qualidade. O Instituto está em plena consonância com o que a PNRS preconiza que é trabalhar prioritariamente com catadores, elevando a função socioambiental desses atores na sociedade e melhorando a qualidade de vida.

O Sinpacel também participa de diversas reuniões, grupos de estudos, eventos que discutem o cenário da economia circular e da logística reversa no Brasil, procurando acompanhar as principais tendências, para que possa responder de forma qualitativa, frente à sociedade, que anseia por mudanças efetivas na gestão compartilhada dos resíduos. Ressalta-se aqui as participações nas reuniões do R-20, grupo instituído pelo Decreto Estadual n° 8656/2013, composto por representantes municipais das 20 (vinte) regiões definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que objetivam auxiliar na gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da política nacional e estadual de resíduos sólidos. Somente quando se olha para o município, é que se pode construir uma proposta de melhorias, baseada na construção conjunta, no diálogo, pois é lá na ponta que o problema se evidencia, e corrobora ao país as suas proporções. Atuar em consonância com os anseios municipais e estaduais é preocupação constante do Plano Setorial do Sinpacel.

Estamos construindo, avançando e as ideias e proposições das empresas são fundamentais para que consigamos dar mais corpo para essa proposta, elevando a imagem no mercado dessas empresas, que estão engajadas e cientes de suas responsabilidades, além de estarem em conformidade com a Lei e desejarem ver esse cenário mudar. Nossos maiores parceiros são as nossas empresas, e queremos convidar mais empresas para fazerem parte desse processo. Já dizia Clarisse Lispector: “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”. Vamos juntos?





 


Angela Finck: Coordenadora do Plano Setorial de Logística Reversa do Sinpacel



...

Leia esta e outras matérias na edição 17 da Revista Sinpacel.

Baixe já o seu exemplar!


voltar
Facebook Sinpacel Instagram Sinpacel Youtube Sinpacel Youtube Sinpacel